Dicas de cultivo Mirtilo

 

 

COMO CULTIVAR MIRTILOS

cultivar mirtilos
Aprenda a cultivar mirtilos.

Origem EUA e Canadá.

Altura Máximo em torno de quatro metros.

 

Propagação Geralmente por estaca, mas também por semente.

Plantio Outono e inverno, durante a dormência das plantas.

Solo Com boa drenagem, mas com humidade e matéria orgânica e com um pH ácido.

Clima São plantas bastante rústicas no nosso País, exceto em zonas muito frias e com geadas fortes e frequentes, mas necessitam de frio durante a fase de dormência.

Exposição Zonas de sol, de preferência viradas a sul, onde não haja geadas.

Cultivo e colheita

Os mirtilos gostam de solos arenosos, leves, com boa drenagem e boa exposição solar.

O solo deve ter um pH ácido, entre 4,5 e 5,5. Se o nosso solo não tiver o pH adequado, podemos acidificá-lo usando folhas e outra matéria vegetal em decomposição ou trufa.

Necessitam de 250 a 800 horas ( Dependendo da variedade de temperaturas em torno dos 10 ºC durante a fase de dormência e não gostam de temperaturas demasiado altas no verão. Podem ser cultivados também em vasos.

Quando os frutos começam a amadurecer, pode usar-se rede para os proteger do apetite dos pássaros. Convém ter pelo menos duas plantas para se realizar a polinização cruzada, obtendo frutos maiores e mais cedo.

cultivar mirtilos

Manutenção

É necessário fazer uma monda para evitar a competição de outras plantas, uma vez que são plantas de baixo porte com raízes pouco profundas.

poda estimula a floração e aumenta a produção de bagas. A rega é importante e deve ser aplicada com sistema gota  a gota, visto que as raízes são superficiais.

A fertilização deve ser feita no final do inverno, tendo em conta que uma fertilização excessiva pode danificar  a planta e comprometer a colheita.

Propagação

A melhor maneira de propagar os mirtilos é por estaca, feita a partir de plantas saudáveis e de variedades selecionadas.

 

Devemos plantá-los quando estão em dormência, ou seja, quando estão sem folhas, no outono e inverno. Para um jardim, bastam poucas plantas, se quisermos aumentar a produção, poderemos fazer mais estacas das nossas plantas.

Pragas e doenças

Os mirtilos, embora sejam plantas que se adaptam bem em Portugal, são vulneráveis a diversas pragas e doenças, nomeadamente a ferrugem, a podridão da raiz, a podridão agárica, a Botrytis, e outras doenças causadas por fungos.

Roedores e aves como o melro e o gaio podem prejudicar a colheita, mas  a principal praga são diversas espécies de moscas-da-fruta.

As principais cultivares existentes no Brasil e com melhor adaptação são Aliceblue, Bluebelle, Bluegen, BriteBlue, Climax, Delite, PowderBlue e Woodard (rabbiteye) e Bluecrop, Coville e Darrow (“highbush “). Mais recentemente, têm sido introduzidas cultivares das chamadas “Southern Highbush Blueberries”, que são menos exigentes em frio do que as tradicionais “highbush”, mas podem produzir frutas de excelente qualidade. São exemplos deste grupo as cultivares Misty e O’Neal. E mais recentemente as novas variedades que preciza de poucas horas de frio. Emerald, bilox, snowshase, 
 
Mirtilo

Mirtilo – Benefícios da Fruta para a Saúde

De origem pré-histórica em cor azul púrpura, os mirtilos apresentam alta concentração de antioxidantes que atuam na neutralização dos chamados radicais livres auxiliando na manutenção da saúde do sistema imunológico, além de contribuir na prevenção das doenças degenerativas.

Recentes estudos confirmam que o mirtilo auxilia na redução do colesterol e auxilia na prevenção de infecções do trato urinário, além de auxiliar na melhoria da visão devido ao alto índice de anticianina.

O mirtilo atua na proteção do coração e estudos laboratoriais indicam que o consumo regular da fruta melhora as funções da memória, assim como atua na melhoria da coordenação motora.

Com baixo teor calórico o mirtilo é uma fruta rica em Vitamina C e do Complexo B, possui ainda alto teor de Ferro, Fósforo, Fibras, Magnéssio, Fósforo e Proteínas.

A fruta pode ser consumida in natura, no preparo de salada, em sucos, geleias, bem como em sorvetes, sobremesas e molhos complementares nas mais diversas combinações gastronômicas.

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Manah da Terra - CNPJ: 27.345.150/0001-93 © Todos os direitos reservados. 2020